sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

o moleskine.

[post feito, inicialmente, para o blog Sem Pauta.]
Mais um momento de cultura muito útil, sim senhor, com a Anna! Hoje, vamos aprender sobre o Moleskine. Mas, o que diabos é isso?

Moleskine é uma marca de cadernos de anotações, feitos pela Moleskine SRL, uma empresa italiana. Tudo bem, muita gente escreve e precisa de algum lugar para isso. Ok. E porque o post não foi sobre a Tilibra?

O Moleskine foi criado a partir de descrições dos cadernos de anotações usados por grandes artistas e pensadores europeus, como Picasso, Van Gogh, Hemingway e Bruce Chatwin. Eram pequenos cadernos de capa preta, com bordas arrendondadas, um elástico para mantê-los fechados e um bolso interno. Em 1986, no entanto, os últimos fabricantes do caderno interromperam a sua produção em Tours, com a morte do proprietário.

Em 1998, os cadernos de notas foram relançados pela editora italiana Modo & Modo. Ainda que o nome remeta ao tecido moleskin, o caderno possui uma capa de cartão revestida por um material impermeável. A lombada é costurada, permitindo uma abertura de 180º. O papel é acid-free, o que impede que ele fique amarelado. As outras características também remetem aos cadernos antigos em que foram inspirados. Em 2006, a Modo & Modo procurou alguma empresa que com ela se associasse ou que a comprasse, pois não dava conta dos pedidos. Ela foi adquirida por um fundo de investimentos francês por 60 milhões de euros.

Atualmente, existem vários modelos disponíveis. Pocket notebooks, agendas, City Notebooks, versões com pautas, quadriculadas, lisas, de capas pretas, coloridas, enfim, podem ser encontrados Molesquines que se adequam a todos os gostos e necessidades, impressos na China, mas montados e costurados na Itália.

O Moleskine já teve suas aparições nas telonas também. A minha preferida é no filme The Devil Wears Prada (USA, 2006). Andy está sempre com o seu Moleskine, para anotar tudo o que Miranda lhe 'pede'. Outras aparições foram em Les Rivieres Pourpres 2 - Les Anges De L'apocalypse (France, 2004), Comme une Image (France, 2004), Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain (France, 2001), The Son's Room (Italy, 2001), Shall we dance (USA, 2004), National Treasure (USA, 2004), K-Pax (USA, 2001), The Talented Mr. Ripley (USA, 1999) e Magnolia (USA, 1999).

No Brasil, esse mimo pode ser um pouco caro. Mas, gallerë, é um Moleskine! A folha de rosto dele já vem com um lugar para estipular a recompensa, caso seja perdido e encontrado por alguém. Daí já se tem uma ideia de que ele não é um caderno qualquer. Ele possui uma aura toda especial em torn de si. E vale o preço pago. Mas considere a opção de pedir para alguém trazer de fora, sai bem mais em conta.
Saiba mais
Moleskine
Fotos
Compre

16 comentários:

O Frango... ® disse...

Ai, que facada o preço desse Moleskine... Prefiro a minha agenda que foi 10,00, mas mesmo assim é super tchuca!

Anônimo disse...

Oaaal...adoro caderninhos nesse estilo antigo filosófico XD aushausha... são uma graça não sao ;P
Agora sou um pouco mais informada sobre Moleskine (?) rsrs

Obrigadooo pelas boas vindas ^___^
Beijooo grande =*

Anônimo disse...

como sempre a anninha com otimos textos!!!

adoro ler suas coisas!!

continue brilhando!!

Jessica disse...

aaah, super aceito um moleskine de presente! pagar por ele só se for para alguém que está no exterior, fato.
adorei o texto xuxu!

Macaco Mizaru disse...

Putz! Fiquei hoje o dia inteiro tentando lembrar o nome do Magnólia pra baixar. Margarida... Lindonéia... Horquídea.... pensei mil nomes... valeu anna! rsrsrs

Mas aqui, as agendas são muito fodas mesmo. Preço pra burguesia anna, prefiro os lembretes do meu [ex] celular.

XD

Pelo post

Ludmylla disse...

Interessante como resolvi passar por aqui e dar uma simples lidinha... mas não foi possível! Comecei a ler e não parei, e como pode notar, comentei em vários! :) Mas interessante mesmo é esse tal de moleskine! Bem bonitinho, mas não combina muito comigo... mas fica perfeito com as roupas da Andy! :]

Unknown disse...

Ah, finalmente eu estou entendo melhor o porque a anna quer um Moleskine...
Pode deixar que eu entendi a indireta do pedir pra alguem trazer uma do exterior para voce.
PS:eu estou com inveja do seu blog..o layout dele ficou muito fofo...eu so nao faco pq eu nao tenho a menor capacidade de escrever.
Beijinho!!

Unknown disse...

ele eh bem bunitim e bem carinho tbm !
prefiro os lembretes do cel !
blog lindu!

http://milkshakedeestrelinha.blogspot.com/

Isabel disse...

Muiito interesante.
Ah,droga,já tenho mais um sonho de consumo.

Deni disse...

eta preula
a alegria da mulherada

asjoasj
principalmente das q usam akelas bolsas gigantésimas.
aosjoajsoajsias...

mto lindo;/legal seu blog viow..

me visite em :
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br
serás bm vind lá!

boa semana!
=**

Anônimo disse...

Adorei o texto, também sou uma moleskine lover e você falou com a paixão que essa maravilha merece. Quando meus bolsos possuírem algo além de papéis, eu também possuirei um moleskine! *-*

Kissus =**

Michell Lott disse...

Anna, voce é muito cool.

sem mais comentários

Natália disse...

Antes te tudo, achei teu blog na comu do blorkutando...
gostei do teu blog e do texto,mas um Moleskine, so se for de graça mesmo.
;)

Deni disse...

uqando atualizar..
de um grito moça!.


esperovc lá no
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

será bm vinda como sempre

Vitoria Viana disse...

Adorei seu blog!!
espero velo la no mue beijoss
http://vitoriaviana.blogspot.com/

Gabriela Domiciano disse...

ham!!
Um desse seria bem útil pra mim q já tenho essa mania de andar com blocos ou caderninhos pra não deixar as idéias escaparem!!
luxo demais!!!

=D