domingo, 6 de julho de 2008

Otimismo...

Publicado originalmente no TVLama, mas isso é apenas um detalhe.

Na última quarta cheguei apreensiva para a prova de Fundamentos. Pelo que dizem, a prova que fod* com o RSG de todo mundo. Qual não foi minha surpresa ao receber um alegre convite! Fui chamada para participar da TV Lama, da qual já havia ouvido no famoso Lounge do Lott. Após ler o texto inicial, já pronto, sobre o referido evento, comecei a pensar sobre um assunto para inaugurar minha participação nessa coisa que promete ser um verdadeiro [palavra do delfim], se eu entendi o significado dessa palavra ao longo das aulas de HSM nas quais não invadi o DA de Biblioteconomia (curso que, diga-se de passagem, já pensei em fazer). Então, lembrei-me da palavra de ordem dos meus últimos dias (exceto terça): otimismo.
Sim, otimismo. Taí a chave para o sucesso, meus queridos. Chega de estudar, de se esforçar, chega de tudo! Seja otimista e você vai ser alguém.
Jogue a palavra no oráculo.
O primeiro site é o Otimismo em Rede[http://www.otimismoemrede.com/]. Só o nome já te deixa feliz, mas tudo bem. Em uma plena noite de quarta 237 usuários online. Haja gente desocupada, fazer o que. Há uma frase ridícula, uma homenagem à nova queridinha dos jornais(nada contra ela, mas contra a excessiva cobertura do caso), um local para cadastro de e-mails(só deixe o seu se você estiver muito triste e carente, mas muito mesmo), uma daquelas apresentações ppt e um índice de formas de se obter mensagens otimistas: quadrinhos, vídeos, mais ppts, etc. Em mensagens de otimismo, por exemplo, podemos ver textos muito grandes que eu não nenho paciência de ler. Mas, quem liga, você não precisa disso. Voltemos aos resultados do oráculo.
O segundo site é… o pseudo oráculo: Wikipédia! Eis a definição de lá.
“Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. É o oposto de pessimismo.(mentira!…)
A oposição entre otimismo e pessimismo é seguidamente evocada pela ‘charada do copo’: se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está ‘meio cheio’ e que um pessimista reconheça um copo ‘meio vazio’.”
Pense… seu copo está meio cheio ou meio vazio? Aprenda a enchê-lo. Um guia rápido, aqui e agora.
Levante-se com o pé direito. Ou esquerdo, tanto faz. Isso não interfere.
Dê bom dia ao sol. Ou, se você levantar cedo, como eu, pode dar bom dia ao dia, porque nossa estrela ainda vai estar dormindo. Ô vida boa. Sendo otimista, um dia você também poderá acordar bem tarde, não desista! Deseje também para todo mundo que você encontrar pelo seu caminho. Vão te achar simpático (ou, como ocorre no meu caso, irritante).
Releve os acontecimentos ruins. Se, por exemplo, você quase for assaltada (o) e precisar entrar num carro de desconhecidos, a ponto de ser sequestrada(a) e estuprada(o), pense no lado positivo: você não foi assaltada, nem sequestrada e muito menos estuprada! Sóchegou em casa tremendo que nem vara verde e agora tem medo de sair de casa(mas podia ser pior…)! Se você tomar 4 bolos direito e 5 indiretos, pense: haverão outras oportunidades. Se não puder fazer uma coisa que realmente queris só porque sua identidade não é a original, pense: fazendo outro dia, tudo será melhor planejado e ninguém desmaiará ao seu lado! Se você tomar chuva, dance, nada mais cinematográfico(idiota, mas cinematográfico).
Enalteça os bons. Se ganhar alguma coisa, mesmo que seja um dadinho(bala, pros sem cultura que não conhecem), comomere horrores! Mesmo porque é o melhor doce da tia do doce do terceiro andar, na minha opinião. Dê valor às coisas simples da vicda, por mais que isso pareça título de livro de auto-ajuda. Uma coisa simples pode ter significados estremamente complexos e bonitos. Lembre-se dos elogios que fizerem a você. Jogue na cara de todo mundo aquela única vez que você ganhou na sinuca. É bom, você vai ver.
Cante na rua. Tá, não te a ver, mas é legal cantar na rua.
Enfim, observe sempre o lado positivo de tudo o que acontece com você. Se você, depois disso, não se achar o último passatempo do pacote, não desista! Na pior das hipóteses você não vai ser a(o) chata(o) reclamona(ão) do povo!

Camarada viva a vida mais leve
Não deixe que ela escorregue
Que te cause mais dor

Nenhum comentário: