sábado, 14 de fevereiro de 2009

from your valentine.

Valentine's Day! Todo mundo que fez aulas de inglês já viu esses dizeres estampados em algum livro, ou até mesmo na decoração da escola para essa data. Quem gosta de navegar por páginas de outros países também deve ter visto. Mas a maioria delas não sabe muito bem a história por trás desse dia.

Dia 14 de fevereiro é o dia de São Valentin (em inglês, Valentine) e, em muitos países, é nesse dia que se comemora o dia dos namorados. Reza a lenda que Valentim era um bispo que viveu no séc. III d.C., durante o governo do Imperador Romano Claudius II. Para conseguir que mais soldados fossem para as batalhas, Claudius mal amado II proibiu os casamentos. Valentim, fofo, continuou realizando-os, às escondidas, violando o decreto imperial. Quando descoberto, foi preso, torturado e condenado à morte. Enquanto esperava a sentença, muitos jovens deixaram-lhe flores e mensagens, em que diziam que ainda acreditavam no amor. A filha do carcereiro, cega, conseguiu que seu pai lhe deixasse visitar o bispo. Os dois se apaixonaram e ela, milagrosamente, recuperou sua visão. No dia 14 de fevereiro, foi decapitado, não antes de escrever uma carta a sua amada, e em seu final lia-se "de seu Valentim".

No fim do século 5 d.C., o papa Gelasio I instituiu a data como dia de celebração do Santo ao qual essa lenda se referia.Diz-se que a data pretendia substituir a Lupercália, festa pagã tão antiga quanto a cidade em que era celebrada: Roma. Ela era uma festa de fim de ano, que celebrava vida e purificava a cidade. Também acredita-se que a data foi escolhida para a celebração por ser quando os casais de pássaros começam a se unir, no Hemisfério Norte.

Independente do motivo, fato é que as histórias de São Valentim continuam estimulando a manifestação de amor e carinho por pessoas de todo o mundo até os dias de hoje. Para os que desejam expressar seus sentimentos de formas diferentes e divertidas, vale a visita ao site I Love You More Than Blank. Lá, Inúmeras declarações, no mínimo, curiosas, podem ser encontradas. Minhas preferidas:

Seja qual for a forma que for usar para declarar seu amor, não se esqueça de fazê-lo. Não só hoje mas sempre que se lembrar. Sentimento não escolhe dia, não escolhe hora. Sua manifestação não deve, então, escolher também.

9 comentários:

Unknown disse...

sinseramente eu gostei,
mas fikei meio perdido no final,
mais axei bem inteligente


http://sonabrisa.nomemix.com/
comu dele
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23965519

Deni disse...

aaah nem..
nem dei feliz dia dos namorados pra minha
kkkkkkkkkk

gostei do texto
vo mandar pra ela dps..

e naum precisava ter gritado tao alto q naum sou suuuuurdooooooooooooooooooo

aaa brigado por passar no:

http://bagageirodocurioso.spaceblog.com.br/

tá umas novidadezinhas lá...
conheça a nova banda do brasil
e a coluna do lula!

hehe abraço e bom fds!

Anônimo disse...

Eu mesma não sabia da história de São Valentim, achei bastante interessante.

O Frango... ® disse...

E feliz dia de São Valentin pra vc também anninha!!!

Jessica disse...

feliz dia de são valentin! xD

Unknown disse...

se pergunta de onde a anna tira esse tanto de site legais..
amei o i love you more than...
feliz dias dos namorados..atrasado...hihi

Ennio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ennio disse...

Feliz dia de São Valentino [deve ser isso em português neh?], Anna! Atrasado.. XD


Ow, adorei o post.. sinceramente e ri muito no site indicado... keep writing!! ^^

Anônimo disse...

eu queria que fosse assim aqui no Brasil,tem mais sentido do que em junho, e eu dei feliz dia dos namorados dia 14 msm..e sempre bom,bjossss