sábado, 28 de fevereiro de 2009

fevereiro - balanço final literário.

Último dia de fevereiro - como esse ano está correndo, Anááááá! /naiá. As férias foram ótimas para descansar e fevereiro foi, de fato, o meu único mês de férias. Aproveitei para ler os livros que tinha separado para essa oportunidade. Na verdade, ainda não li tudo, só os que estão nesse post. Faltam O Brasil na Moda e O Jornalismo e a Produção de Moda. Então, sem mais delongas, aqui vamos nós nessa mais nova 'sessão fixa' do blog!

O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger
Andrea Sachs sai da faculdade e consegue um emprego cobiçado pela maioria das garotas: será assistente da poderosa editora Miranda Priestly, da revista Runaway. Mas a mulher é um verdadeiro demônio. Além de fazer toda a sociedade nova-iorquina temê-la por seu poder e erguer ou destruir uma carreira, transformar a vida de seus subordinados em um verdadeiro inferno, exigindo as tarefas mais absurdas 24 horas por dia.

Vi o filme e meu apaixonei pela história. Então, baixei o e-book e comecei a ler a história de Andy. Após algum tempo acabando com a minha visão, vi que ele estava disponível na Biblioteca e tive que refazer a minha carteirinha, não resisti! Devorei as páginas restantes, de tão bom que é o livro! Muitas coisas que não entraram no livro e a piadinha genial no final: "Ligue para Anna Wintour. Ela e Miranda nunca se deram muito bem!" Anna Wintour é a Miranda "de verdade", a trama é baseada na experiência de Lauren como sua assistente.

Hell - Lolita Pille
Esta obra, best-seller na França, faz um relato cínico da juventude parisiense do terceiro milênio. O livro é um misto de romance e relato confessional. A autora Lolita Pille é jovem, rica, usa drogas, gasta fortunas em roupas e causou muita polêmica ao lançá-lo . A protagonista é um alter ego da autora, despreza os que não pertencem ao meio e faz sexo como quem troca de roupa.

Aproveitei que já ia na biblioteca e resolvi pegar esse livro também. A história é bem fácil de ler e você acaba entrando na vida da protagonista e sofrendo com ela também. Recomendo!



Por trás da entrevista - Carla Mühlhaus

Benício Medeiros já foi insultado por um Grande Otelo desconfiado. Joel Silveira perdeu uma entrevista com Hemingway por medo daquele homem que era uma montanha. Xexéo deixou Vera Fischer falando sozinha, enquanto Joaquim Ferreira dos Santos não conseguiu tirar palavra do rei Roberto Carlos. E o que dizer de Sérgio Cabral, que abandonou uma mesa-redonda no Pasquim porque exagerara no uísque? Ou de José Castello, que presenciou um surto de Clarice Lispector causado por um simples gravador? As histórias vão se emendando e a grande pergunta para os dez grandes entrevistadores é - entrevistar, afinal, é uma técnica ou uma arte? As respostas falam de método, edição, ética e empatia com o entrevistado. A entrevista, acreditam alguns, é trabalho coletivo. Para outros, pura criação literária. Uma opinião é unânime; a entrevista no jornalismo é essencial - e imprevisível. Carla Mühlhaus, a entrevistadora amigável, segundo Heloisa Buarque de Hollanda, acrescenta às respostas uma providencial perspectiva histórica do jornalismo no Brasil, identificando a influência do Novo Jornalismo no estilo da entrevista brasileira. Aqui, a notícia é a entrevista. (...)

Estava prá ler esse livro desde outubro, quando um amigo me recomendou (Obrigada, Nogs!), mas acabou não dando tempo. Bom, eu não sabia o que estava perdendo! O livro é ótimo e dá muitas dicas sobre entrevistas. Fez com que eu me apaixonasse por elas! Vale muito à pena para quem faz Jornalismo ou deseja fazê-lo.

Fashion Now - Terry Jones
A moda é uma revolução constante. É uma indústria que assenta todos os seis meses numa revolta estética, em que se busca incessantemente a novidade, ou, pelo menos, o oposto daquilo que se usava na época passada. Quer seja vista como um meio de entretenimento efêmero, um esforço artístico sublime ou um símbolo representativo do capitalismo global, 'Fashion now' não tenta apresentar uma visão definida da moda dos nossos dias, mas antes pôr em foco as forças que a impulsionavam e os arquitetos da mudança contínua. Evidentemente, o processo da moda envolve uma imensidão de colaboradores - fotógrafos, estilistas, editores, escritores, jornalistas, produtores - toda uma corrente infinita de criativos que incitam o desejo, traduzem a mensagem e vendem o produto. Mas, o fundamental na moda atual continua a ser a roupa e é por isto que 'Fashion Now' se dedica aos estilistas que a concebem.

Foi a segunda vez que peguei esse livro - na primeira, não consegui ler sobre todos os estilistas. Conta a história dos melhores, e ainda tem uma entrevista pequena com cada um. Demais!

Moda, Comunicação e Cultura - Solange Wajnman e Adilson José de Almeida (Orgs.)
Os artigos e textos presentes enfocam o tema da moda sob o ponto de vista institucional e acadêmico, promovendo a interface com a antropologia, artes e ciências da comunicação. A obra preenche uma lacuna bibliográfica e vem atender à crescente demanda de leitores, provenientes de cursos de formação profissionalizante existentes no país.

Os artigos são interessantes e me ajudaram a lembrar de alguns nomes das aulas de Teoria da Comunicação, como meu querido e amado Adorno! Quem diria, hein?




Bom, escolha um (ou todos) e se divirta! Nada como um bom livro num dia parado.
E você? O que está lendo?

13 comentários:

Coisinhas da Jeh _ disse...

Ah, vale a pena procurar :D
As vezes é bom mecher nas fotos antigas, faz a gente rir até.

Nossa, esse Hell da Lolita Pille me chamou a atenção, parece ser bom! @@
Seu blog é uma graça moça :) Adorei aqui! Você é de Bh né? Vou sempre aí, é uma bela city!
Vou te acompanhar, beeijos ;*

Ana Beatriz disse...

Oii!

Eu ouvi muito sobre o primeiro livro. Parece que nos cinemas o filme bombou mesmo não? Mas não espiei nenhum dos dois ainda.
Quero ler o livro. Ele tá na fila de leitura!!

bjssss

Mary disse...

se vc gosta de romance eu te recomendo o CREPÚSCULO
eu amoooooo esse livro, eu amo a saga inteira!! realmente é muito bom ^^

amei de mais o seu blog!!!!!

O Frango... ® disse...

Eu quero muito ler o Diabo veste Prada! Deve ser muito bom, mas tem tantos outros na fila que eu nem sei por onde começar... preciso terminar "Quatro estações" pra pensar em ler qualquer outro... ele é muito mara! A small comprou, depois você pega com ela para ler...

E mal sabe essa aí de cima que você já é viciada em crepúsculo... ahuahauahau

Silvana Persan disse...

desses, o único que eu li foi Hell (ainda na época que a Lolita Pille veio na Flip divulgar), não sei exatamente o motivo, mas esse tipo de literaputa me agrada bastante.

bjs

Anônimo disse...

O Diabo veste prada é MARA! :)

Jessica disse...

Quanta ironia alguém te recomendar crepúsculo. rachei, fato! ahauahaa
eu estou lendo milhões de livros. Mas o principal mesmo é o que o Brunin falou: Quatro Estações, simplesmente perfeito.
Pra terminar ainda tem O idiota, O crime do Padre Amaro e o livro do todo-poderoso Woody (que provavelmente vai furar essa fila).
Além desses, quero muito ler O diabo veste Prada e o livro das entrevistas. Mais alguns pra (interminável, infinita e infindável) lista xP

Anônimo disse...

Eu não li nenhum desses livros ainda! Não sabia que o filme O Diabo Veste Prada vinha de um livro.
Eu estou lendo O Dia do Curinga, de Jostein gaarder, autor de O mundo de Sofia

:*

Marcela disse...

Ahhh ler é o melhor remédio
*--*

Fiquei com vontade de ler "o diabo veste Prada" o fiiilme é liiindo *--*
esse Hell tbm é sujestivo.. e quem sabee o das entreviistas ^^
Tô leendo Crepusculo, mas já vou imendar no Lua Nova e depois Eclipse.. ganhei de aniversáário \o/
Se quer ler mais coisas boas indico Sidney Sheldon.. ele escreve muuuuito bem.. enfase no "quem tem medo do escuro" *----

Beeeijos
e Parabééns pelo TDB!!
Tbm fuui selecionada!!
;**

Anônimo disse...

Fiquei com vontade de ler O Diabo Veste Prada, Hell (adoro livros que a gente 'entra' na vida da protagonista rs). Eu estava lento Um Grande Garoto de Nick Hornby, é muito
bom também. Beijos e boa semana!

Ennio disse...

Boa, eu admiro pessoas que conseguem tornar suas férias úteis!! hahaha

Enquanto estava lá em Luz, não parei de ver filmes, chegando aqui, só consegui ler dois! ¬¬ Um sobre cinema e um sobre Jornalismo Investigativo [o que eu ganhei do Rolf no amigo oculto, muito bom aliás]...


Enfim, o da entrevista eu li quase todo, tenho que terminar. E o hell achei muito interessante... um dia eu leio... rumo aos, no mínimo, um livro extra-ufmg por mês! hahaha


keep reading!

Nise disse...

asssim que vc fizer o psto sobre o blog da menina gringa me avisa sim....
bjos

Unknown disse...

nuss parecem ser mtu bons...
ainda vou ler todos.. (pretendo)
no momento to lendo eclipse
eh mtu bom *-*
vale a pena...

bju
http://milkshakedeestrelinha.blogspot.com/